Curta Nossa Página!!!

Como Dirigir um Culto

Por Pastor Olício Viana

"Culto é um conjunto da manifestação de atos de adoração."
Cultuar é prestar a mais elevada homenagem à Deus.
O culto cristão é uma série de ações praticadas pelos adoradores. Estes atos em conjunto é que forma o culto e são indispensáveis em um verdadeiro culto. São pelo menos 5 (cinco) os principais, como relacionados a seguir:

1. Hinos
2. Leitura Bíblica
3. Oração
4. Contribuição
5. Pregação

A igreja cristã evangélica possui vários tipos de cultos, cujas liturgias daremos em sequencias.

Culto Público

É assim chamado por se tratar de um culto, do qual todos participavam, inclusive pessoas não crentes. É também chamado de "culto evangelístico" devido à oportunidade que se tem de ganhar as almas perdidas para o Senhor, que comumente o frequentam.

1.1 Sua importância

Um culto público, principalmente no domingo, não deve ser dirigido por uma pessoa inexperiente, pois qualquer erro ou descontrole na direção poderá denegrir a imagem da igreja perante os não crentes.
A pessoa designada para dirigi-lo deverá preparar de antemão os hinos, a leitura bíblica, lista de avisos e outras apresentações a serem feitas durante o culto.

1.2 Seu conteúdo

Um culto público, normalmente contém: orações, hinos congregacionais, testemunhos, leitura bíblica, palavra por algum obreiro, apresentações musivais (por grupos, conjuntos, banda e coral), pregação da palavra de Deus, apelo aos pecadores para receberem a Cristo e aviso.

1.3 Sua liturgia

1.3.1 - O dirigente posiciona-se no púlpito, saúda a igreja com a paz do Senhor Jesus, como costume, em seguida diz algo como o exemplo: "Queridos irmãos, estamos novamente reunidos na casa do Senhor para louvá-lo e adora-lo como Ele é merecedor, por isso levantemo-nos e oremos a Ele com fervor, agradecendo por mais esta oportunidade concedida e abrindo o nosso coração para receber as bençãos que Ele nos dará durante este culto."

1.3.2 - O dirigente ora e pede para alguém fazer a oração de abertura, canta-se alguns hinos congregacionais (com toda a igreja). Após os hinos faz-se a leitura bíblica oficial.
Esta leitura é feita pelo dirigente do culto ou por alguém por ele designado (aconselha-se não designar quem não saiba ler bem). Após a leitura dirige a Deus mais uma oração (esta oração pode ser feita tanto antes como depois da leitura bíblica). Em seguida iniciam-se as oportunidades para cânticos, testemunhos, conjuntos, grupos de jovens, senhoras, crianças e outros.

Obs: Para não ser cansativo, é bom intercalar as apresentações como por exemplo: Apresenta-se um ou dois conjuntos, ouve-se os testemunhos, mais um ou dois conjuntos, faz-se uma oração ou canta-se um corinho, etc.

1.3.3 - Pode também aproveitar para fazer o ofertório, enquanto algum conjunto está cantando. É importante anunciar no momento da oferta, que esta deve ser dada não por obrigação, mas por amor à obra de Deus.

1.3.4 - É muito comum este tempo de louvores se estender a ponto de prejudicar o horário da mensagem. Portanto, deve-se ficar bem atento para que isso não aconteça.

1.3.5 - Cumprida esta parte de louvores, passa-se a pregação oficial da palavra de Deus, que deve ser ouvida com muita reverência e atenção para se entendr a vontade de Deus e ser fortalecido espiritualmente. Deve-se reservar ao pregador um tempo razoável (trinta a quarenta minutos) para desenvolver o seu tema. Ao término da mensagem, peça para os crentes abaixarem as suas frontes e permanecerem em oração, enquanto se faz um convite aos pecadores para receberem a salvação pela fé em Jesus. Se houver decisões, faça oração pelos convertidos, encaminhe-os a alguém que tomará seus nomes e endereços para posteriores visitas.

Obs: Para que o culto não torne mecânico ou rotineiro, pode-se mudar a ordem das apresentações.

1.3.6 - Os avisos no final do culto, geralmente nãosão muito observados, por isso deve-se pensar em um meio mais eficiente, como por exemplo:
a) Manter um boletim informativo semanalmente (seminário);
b) Fazer os avisos no meio do culto;
c) Fazer um ou dois avisos nos intervalos das apresentações musicais.

1.4 Encerramento

Faz-se uma oração de agradecimento a Deus pelo culto e encerra-o com a benção apostólica.
Sempre é bom que os obreiros, quando no púlpito, procurar manter uma certa ética, como por exemplo: evitar conversar, andar, espreguiçar, assentar-se à vontade como se estivesse em sua sala, chamar pessoas, etc., pode-se evitar muitos destes atos que chamam a atenção dos presentes, escalando um dos diáconos para atender exclusivamente o púlpito durante o culto.

Obs: O que foi apresentado acima é a parte que cabe o ministro de Deus, porém não se deve esquecer que o Espírito Santo tem a primazia no culto e pode mudar algo segundo a sua sabedoria, por isso o dirigente deve ser sensível e submisso a Ele, procurando entender a sua santa vontade.


Estudo feito por Pastor Olicio Viana - Assembléia de Deus - Ministério Madureira

 
Template e Layout do Encontrando Cristo Por Renata
Copyright © 2008-2011 Encontrando Cristo Todos os direitos Reservados.